A minha jornada com o dinheiro e a construção da tão sonhada liberdade financeira começou ainda na infância. Desde pequena, o universo da administração e das finanças já me encantava. Enquanto outras crianças brincavam de casinha, eu montava bancos na sala de casa, com mesa, cadeira, talões do Banco Econômico e uma fila imaginária ou real, com meus pais e amigos, como clientes para atender. Era o meu mundo lúdico de depósitos, pagamentos e, claro, o hábito de guardar dinheiro nos meus inseparáveis porquinhos de barro ou envelopes.
Esse instinto de poupar me acompanhou desde sempre. Cada mesada era uma chance de conquistar algo com esforço e planejamento. No entanto, foi vivendo uma grande perda familiar, quando, por conta da crise da vassoura-de-bruxa, meus pais perderam todo o patrimônio, que aprendi, na prática, o verdadeiro valor da organização financeira, do gerir dinheiro e da construção de uma reserva de emergência. Moramos de favor, enfrentamos dificuldades, mas dali nasceu uma força que me guia até hoje: o compromisso com uma vida financeiramente equilibrada.
Com 23 anos, comprei meu primeiro imóvel. Logo depois, adquiri meu primeiro carro por consórcio. Também investi em educação, em muitas viagens transformadoras (nacionais e internacionais) e, ao longo da minha carreira, fui fortalecendo meus investimentos e construindo meu patrimônio com consistência.
Durante minha trajetória, tive a oportunidade de viver por quatro anos na Inglaterra, unindo o estudo do Ballet Clássico, a experiência de morar no exterior e viajar por tantos países próximos e o aprendizado da língua inglesa. Essa decisão foi tomada antes mesmo da faculdade, em um momento em que minha família não tinha condições financeiras estáveis para apoiar esse investimento.
Por isso, estabeleci um objetivo claro: só retornaria ao Brasil quando tivesse recursos suficientes para custear integralmente os quatro anos de faculdade, recomprar o carro que havia vendido para uma tia e ainda garantir uma reserva financeira que me permitisse permanecer um ano sem precisar trabalhar.
Esse planejamento transparece meu foco e disciplina quando o assunto é finanças. O resultado foi ainda mais positivo do que eu havia imaginado pois todas as metas foram alcançadas e, em apenas três meses após minha volta, já estava empregada, sem precisar utilizar a reserva financeira construída para aquele fim.
Aos 50 anos, alcancei o que sempre chamei de minha liberdade financeira. E foi exatamente isso que me fez entender que não se trata apenas de quanto você ganha, mas de como você lida com o que ganha. Sempre acreditei que dinheiro faz dinheiro, desde que você tenha foco, determinação e consciência. Ao longo do caminho, aprendi que saber dizer “não”, mudar padrões, fugir das armadilhas do consumo e manter os olhos no futuro são escolhas que fazem o sacrifício valer a pena.
Formada e laureada em Administração de Empresas com pós-graduações em Gestão de Negócios e Educação Financeira, já dediquei os 25 anos de trabalho atuando em diferentes áreas; hotelaria, marketing, indústrias, e-commerce internacional, até que ouvi meu verdadeiro chamado: ajudar outras pessoas a transformarem sua relação com o dinheiro.
Hoje, atuo com Educação Financeira e, por adorar o universo dos vinhos, tenho uma segunda atividade através do projeto wine world tour (@wineworldtourbr). Trabalhar com propósito é o maior investimento que fiz em mim mesma. Por isso, criei uma mentoria que une experiência, método e empatia. Acredito que todos podem sair do ciclo do “ganho e gasto” e conquistar uma vida com mais consciência, tranquilidade e liberdade.
Orientar os mentorados na transformação da sua relação com o dinheiro, por meio do autoconhecimento, da organização e do planejamento, promovendo liberdade financeira com consciência e propósito.
Abordar uma educação financeira humanizada, orientando cada vez mais pessoas a assumirem o protagonismo da sua história financeira e a construírem uma vida mais leve, segura e alinhada com seus valores.